Rabobank Brasil contribui com 100 toneladas de alimentos à ONG Banco de Alimentos
A fome é um problema que atinge 820 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). E o desperdício de alimentos é uma questão que só agrava o problema: diariamente, cerca de 41 mil toneladas são jogadas fora no Brasil ao longo de toda a cadeia, segundo cálculos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Parte desses alimentos são descartados por não atenderem aos padrões de vendas, como tamanho, formato ou aparência, mesmo estando com boa qualidade nutritiva. São frutas, verduras e legumes que poderiam nutrir diversas pessoas, mas a cultura de excesso instalada na sociedade faz com que acabem sendo desperdiçados.
Como um banco de raízes cooperativas que tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável do agro, o combate ao desperdício sempre esteve presente nas iniciativas do Rabobank. E, principalmente neste momento, em que diversas instituições e famílias estão enfrentando ainda mais dificuldades devido à pandemia do novo coronavírus, decidimos contribuir com o setor e reforçar o consumo consciente. O Rabobank Brasil está doando 100 toneladas de alimentos à ONG Banco de Alimentos. Além disso, o banco irá dobrar, até R$ 50 mil, todas as eventuais doações feitas pelos nossos colaboradores à instituição.
Rabobank e Banco de Alimentos: uma parceria de combate ao desperdício
Há mais de 20 anos no combate à fome e ao desperdício, a ONG Banco de Alimentos tem como principal foco a arrecadação de alimentos que perdem valor de comercialização, mas que ainda estão em boas condições para consumo, e os distribui para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A organização ainda realiza atividades de conscientização sobre o desperdício e educação para melhor aproveitamento dos alimentos. Já foram 8 mil toneladas distribuídas e mais de 20 mil pessoas beneficiadas.
A visão de Luciana Quintão, presidente e fundadora da Banco de Alimentos, traz um propósito em comum: “Ainda temos 52 milhões de pessoas que vivem em insegurança alimentar no Brasil, enquanto tantas outras não têm consciência sobre a questão. Acredito que minha vida tem sido uma entrega à construção de um mundo melhor”. É por isso que, desde 2017, o Rabobank Brasil e a ONG vêm plantando e colhendo frutos da parceria.
Nessa trajetória, o Rabobank patrocinou, por meio da Lei Rouanet, o documentário “Cultura do Desperdício: por uma sociedade mais consciente”. O filme promove a reflexão sobre consumo consciente de alimentos, educação para aproveitamento total e como toda a sociedade, de indivíduos a empresas, pode contribuir com uma alimentação sustentável.
Juntos pelo setor e por quem mais precisa
Com o isolamento social gerado pela pandemia de Covid-19, a ONG Banco de Alimentos visa aumentar seu alcance. “Expandimos nossa ação de colheita urbana, que combate o desperdício de alimentos, beneficiando nossas entidades parceiras com a entrega de cestas básicas às famílias impactadas pela pandemia, assim como o carregamento de cartões alimentação para pessoas físicas em grande vulnerabilidade”, conta Luciana.
Felizmente, a rede de colaboração tem sido efetiva: a organização passou de uma média de 40 toneladas de alimentos distribuídos mensalmente, para mais de um milhão de toneladas em resposta à crise.
A contribuição do Rabobank reforça nosso DNA colaborativo e o apoio ao setor. Seguimos comprometidos, mais do que nunca, na missão de continuar alimentando o mundo de forma sustentável e sempre visando Cultivar um Mundo Melhor Juntos!
Veja como você também pode contribuir clicando aqui.