Social and Environmental Policy

Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática

Por meio da nossa política, buscamos assegurar um fornecimento de serviços financeiros de maneira consistente com nossos valores, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio e da cadeia alimentar no Brasil alinhado com sustentabilidade.

A Política segue as diretrizes da Resolução BCB nº 4.945/2021 e nº 331/2023 e é atualizada periodicamente, baseado na demanda regulatória, mudanças internas e aprendizado obtido na sua aplicação. O Rabobank Brasil publicou a primeira Política Socioambiental em 2006, entendendo que o Banco atua em um ambiente diretamente ligado à sustentabilidade, conservação do meio ambiente e mudanças climáticas, observou a necessidade de formalizar em um documento interno as práticas que possui para cumprimento da legislação ambiental e trabalhista, bem como definir os parâmetros de trabalho que o Banco segue.

A implementação e execução desta Política sempre causa impactos positivos dentro da Instituição e seguimos implementando e desenvolvendo ações para garantir a continuidade e efetividade da Política, tais como:

    Treinamentos periódicos para as equipes comerciais e de risco para disseminar informações sobre risco social, ambiental e climático, sustentabilidade e diretrizes da Política; A Política passa pela revisão do Diretor responsável e validação e aprovação pela Diretoria, garantindo que o documento está de acordo com a atuação e valores da Instituição; O documento passa pela revisão de outras áreas relevantes da instituição para abranger processos do Banco que estejam relacionados com o tema, como o time de Compliance e Jurídico, garantindo uma visão expandida sobre o tema; Auditorias periódicas com frequência definidas a partir de uma análise de risco; Os critérios estabelecidos na Política estão à frente da tomada de decisão do Banco em situações que envolvem clientes, contrapartes e são constantemente revisados; Participação de membros do Banco em grupos de trabalho e comitês acerca do tema para constante análise de pontos de vista e troca de experiências, buscando a melhor forma de implementação do tópico; As diretrizes estabelecidas na Política são refletidas em processos internos de avaliação e tratativa de riscos associados ao tema, bem como adequado monitoramento de mudanças relevantes no negócio do Banco sobre estes aspectos