Rabobank: volume de operações sustentáveis para o agro triplica em 2021

Banco registrou um aumento de transações ligadas a metas de sustentabilidade e aponta tendência de crescimento

O Rabobank Brasil, banco de atuação global especializado em soluções financeiras e estratégicas para o agronegócio, registrou um aumento de mais de três vezes no volume de operações ESG em 2021 comparado com o ano anterior. O banco movimentou cerca de USD 5 bilhões nesse ano por meio de emissão de bonds, empréstimos e empréstimos sindicalizados, que foram direcionados para companhias que se comprometeram a atingir metas sociais, ambientais e de governança.

Segundo a diretora-executiva de Corporate Clients do Rabobank Brasil, Fabiana Alves, a procura por produtos financeiros ligados a ESG é crescente. "Fica cada vez mais clara a demanda do mercado e o impacto desse tipo de compromisso na bancabilidade das companhias e crescimento no longo prazo”, comenta a executiva. “Nossa expectativa é que as operações ESG continuem em crescimento nos próximos anos".

O Rabobank aponta o tema mudanças climáticas como uma das principais prioridades das organizações do setor. Essa preocupação é refletida nos indicadores das operações sustentáveis, que podem ser atreladas a fatores ambientais, sociais e de governança. Entre as operações realizadas pelo banco, as principais metas estavam relacionadas com redução das emissões de carbono, diminuição do consumo de água e recuperação de pastos degradados.

Diversificação de portfólio

Uma das estratégias do Rabobank para acelerar a adoção de práticas sustentáveis no setor agroalimentar é diversificar seu portfólio por meio de parcerias. Além da geração de operações com o fundo AGRI3, da criação de um banco de carbono e de soluções para a transição energética, o Rabobank está trabalhando com a Microsoft em um marketplace global para conectar produtores e empresas com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono.

"O banco tem buscado parcerias globais com grandes companhias da iniciativa privada e ONG's com o intuito de aumentar a conscientização na cadeia. Nosso time local está trabalhando em ferramentas para adaptar as iniciativas para a realidade do Brasil e viabilizar soluções pioneiras também para o mercado local", diz Fabiana Alves.