Parceria: Rabobank participa de anúncio de metas ESG da AMAGGI
São Paulo, 05 de outubro de 2021
Filho de imigrantes italianos, André Maggi, deixou para trás a vida no Sul do Brasil em busca de oportunidades de crescimento na nova fronteira agrícola que se formava em 1979. Partiu com a esposa e os filhos rumo ao noroeste de Mato Grosso, uma região isolada, carente de logística e distante dos portos. Lá, fundou a AMAGGI e decidiu investir em uma cultura até então pouco conhecida no país, a soja - um movimento que ajudou a mudar o rumo do agronegócio brasileiro.
Quatro décadas depois, a companhia é uma gigante do setor e emprega mais de 7 mil pessoas. Parceira do Rabobank desde 1996, o banco pôde acompanhar o crescimento da AMAGGI e apoiar a empresa ao longo desses 25 anos, tendo atuado como assessor financeiro em muitos momentos importantes. E agora, o Rabobank participa também de anúncio pioneiro de sua agenda ESG durante o evento Embrace the Future.
Com isso, a AMAGGI se torna a primeira empresa brasileira de grãos a assumir compromissos públicos para eliminar desmatamento da sua cadeia de fornecimento até 2025 e para neutralizar suas emissões de carbono até 2050, além de incluir também metas sociais e de governança nesse plano de negócios.
Para Dante Pozzi, CFO da AMAGGI, a empresa saiu mais preparada para assumir publicamente esses compromissos depois da estruturação de operações atreladas à metas de sustentabilidade. “Esse compromisso é fruto dos debates internos e externos para a construção de um plano de negócios de longo prazo e transparente com instituições financeiras”, comenta o CFO.
Nesse contexto, o Rabobank vê o setor financeiro como um catalisador para as mudanças na agenda de sustentabilidade. “Nosso papel é incentivar a adoção de padrões, certificações e métricas que garantam a transparência. Dessa forma, podemos capturar os benefícios atrelados aos indicadores das transações ESG e gerar interesse dos investidores”, comenta Fabiana Alves, Diretora de Corporate Clients do Rabobank Brasil, durante o evento promovido pela AMAGGI.
Agenda ESG no Rabobank
Focado na missão de cultivar um mundo melhor juntos, o Rabobank possui uma estratégia clara e de alcance global para apoiar nossos clientes no desenvolvimento sustentável. Por isso, o banco gera e acompanha as principais tendências de green financing no setor. Em 2021, o Rabobank participou da transação de US$ 750 milhões, com prazo de sete anos, para a emissão do primeiro green bond internacional da AMAGGI. A operação reforça o papel do banco como um parceiro no avanço da agenda ESG de seus clientes.
“O Rabobank e a AMAGGI são pioneiros nos assuntos de sustentabilidade. Por isso, é um orgulho participar desse momento e ver a empresase tornar um benchmarking muito importante para o mundo”, comenta Fabiana Alves.
Pioneirismo em sustentabilidade
Antes mesmo do termo ESG se popularizar, o Rabobank tem gerado um impacto positivo nessa pauta. Em 2006, o banco foi a primeira instituição financeira a integrar uma Política Socioambiental em sua avaliação de crédito e, desde então, tem promovido esse tipo de discussão com seus clientes. Em 2021, essa política ainda é bem reconhecida globalmente e, pelo terceiro ano consecutivo, o Rabobank segue na liderança do ranking global de sustentabilidade, promovido pela Sustainalytics, maior empresa de pesquisa e classificação de Governança Social e Ambiental (ESG).
“Desde quando iniciamos nossas operações no Brasil, o diálogo faz parte das nossas conversas com clientes porque entendemos que não há agro sem ESG. O setor é dependente dos recursos naturais e impactado diretamente pelas mudanças climáticas. Essa agenda não é mais um diferencial, mas um ponto essencial para a sustentabilidade e bancabilidade dos negócios no longo prazo”, finaliza Fabiana.
Compromissos de impacto da AMAGGI
Alinhada ao movimento global Race to Zero, liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a AMAGGI pretende chegar às emissões líquidas zero até 2050 (NetZero emissions). A companhia vai adotar estratégias de descarbonização até 2035 e neutralização de eventuais emissões residuais, tornando-se a primeira empresa brasileira de grãos a assumir esta ambição e compromisso.
Para isso, a AMAGGI aposta nas parcerias e no investimento em tecnologia de monitoramento com uso de imagens de satélite, em inovação no campo e no desenvolvimento da agricultura regenerativa para a transformação de sua cadeia produtiva. Outra vertente estratégica para a empresa é a oferta de produtos e soluções sustentáveis, como o seu programa ORIGINS. A iniciativa tem o objetivo de garantir 100% de rastreabilidade e verificação dos critérios de comercialização da companhia para uma cadeia livre de desmatamento.
O avanço da companhia em relação a cada uma das novas metas estará disponível nos relatórios de Progresso e de Sustentabilidade, que são publicados anualmente e auditados por terceiros.