The farmer holds a money bag on the background of plantations. Lending and subsidizing farmers. Grants and support. Profit from agribusiness. Land value and rent. Taxes taxation. Agricultural startups

Estratégias para proteção financeira do seu negócio em momentos de crise

Por José Caixeta*

O conflito entre Rússia e Ucrânia trouxe impactos imediatos em muitos setores e efeitos diretos ao agronegócio brasileiro. Como o cenário ainda apresenta grandes incertezas em relação ao futuro próximo e possíveis impactos às próximas safras, é essencial mapear os riscos e as oportunidades para garantir a proteção dos negócios.

Entre os riscos para os produtores rurais nesse momento estão eventuais questões relacionadas à disponibilidade de fertilizantes e volatilidade nos preços dos insumos agrícolas, cotações de commodities, câmbio, inflação e taxas de juros. No entanto, há diversas estratégias de gestão financeira disponíveis para apoiar o produtor rural nesse momento, principalmente com foco em manutenção da liquidez.

Atualmente, as commodities estão valorizadas na comercialização com o mercado internacional e, consequentemente, o nível de liquidez dos produtores também aumentou (no caso de grãos, vale lembrar também que a colheita da safra verão 2021/22 está praticamente concluída e a produção em estoque disponível para venda). Por outro lado, com um cenário de incerteza os riscos para os produtores são ainda mais significativos e, por isso, um olhar atento para a gestão do caixa é fundamental.

Uma das estratégias possíveis é preservar o caixa por meio de aplicações financeiras com alta liquidez, baixo risco de mercado e de crédito. Além disso, para aqueles tem dívida em dólar com vencimento futuro, existe a alternativa de fixar o dólar sem a utilização de caixa e, consequentemente, ficar protegido contra o descasamento cambial.

Com capital disponível, é possível ainda ampliar e otimizar oportunidades de negócios para pagamento à vista, manter bons índices financeiros, reduzir custos de captação de empréstimo e manter os empréstimos atuais com taxas mais atrativas do que as possivelmente praticadas no mercado durante a crise.

Por isso, o bom gerenciamento de caixa é uma estratégia imprescindível para gestão de riscos nesse momento de incertezas. Com um olhar cuidadoso para esse aspecto, os produtores podem identificar novas oportunidades e garantir maior segurança para os seus negócios em momentos de volatilidade.


*José Caixeta é Gerente de Sales Desk do Rural Banking - Rabobank Brasil